22/10/2014
Neste mês de outubro, o SOS Animal chama a atenção para este mal comum e preocupante para os animaizinhos de companhia

 

É mês de prevenção no SOS Animal e nós também aderimos ao Outubro Rosa, que tem por objetivo chamar a atenção sobre o diagnóstico precoce e a prevenção do câncer de mama.

Acompanhamento veterinário constante é indicado, pois este tipo de câncer é um dos mais comuns em cães e gatos, chegando a ser fatal – assim como para os humanos. Os tumores mamários não escolhem raça e nem idade, e se desenvolvem independente destes fatores, pois estão relacionados à genética e a produção de hormônios femininos.

O diagnóstico deve ser feito somente pelo médico veterinário, após exame clínico e de toque, confirmado com o auxílio de exames complementares como raio x, ultrassom e biópsia. Após a confirmação do tumor, na grande maioria dos casos é necessária a extração cirúrgica dos nódulos, podendo também ser utilizada a quimioterapia antes e/ou após a cirurgia.

Fique de olho se você possui bichinhos mais velhos e que tenham o aparelho reprodutivo completo, pois eles também estão sujeitos a desenvolver este mal. Ações preventivas como castração precoce (até um ano de idade ou primeiro cio animal) também são efetivas, pois diminuem – e muito – as chances de desenvolvimento da neoplasia (câncer de mama).