20/04/2016

1. Nem sempre que estão dormindo estão dormindo. 3/4 do tempo que passam dormindo, os gatos estão na verdade cochilando. Embora estejam realmente descansando num sono leve, estão ao mesmo tempo conscientes de tudo que acontece em volta e podem despertar num pulo caso sintam o cheiro de um camundongo ou ouçam o barulhinho de uma mosca. Por isso mesmo cochilando eles mexem as orelhas quando você chama (embora quase nunca respondam).

2. Quando estão dormindo de verdade, eles sonham. Já reparou os bigodinhos mexendo, as orelhas tremendo ou a ponta do rabinho pulando de um lado pro outro? E que tal as patinhas abrindo e fechando os dedinhos? Todos esses são sinais de seu gato está dormindo profundamente – e provavelmente sonhando! Com o que eles sonham ainda é um mistério, mas deve ter a ver com muitos ratinhos e muitos sachês! E caso esteja se perguntando, sim, eles também têm pesadelo, o que fica bastante evidente observando animais resgatados que passaram por traumas e têm o sono perturbado – é de cortar o coração.

3. A posição de dormir tem a ver com o tipo de sono. Quando o gato está dormindo profundamente, normalmente está de barriga para cima, com a cabeça virada e queixo também para cima, ou todo enrolado, podendo até cobrir os olhinhos com o rabo ou a patinha. Quando está apenas cochilando, pode estar em absolutamente qualquer posição, como de barquinho (ou patinho – com as patas escondidas debaixo do corpo) ou até sentado, no peitoral da janela, em cima de uma árvore, numa caixa pequena demais para ele… Isso é possível porque quando o gato cochila seus músculos enrijecem para que ele não caia.

4. Gatos tem um ritual para acordar. E seguem o ritual à risca: piscar os olhos, bocejar, espreguiçar patas da frente, espreguiçar patas de trás, depois uma só pata de trás, depois a outra e depois lavar o rosto e tomar o banho da manhã. Depois ele provavelmente vai acordar você e pedir comida (mas isso não é parte do ritual padrão).

5. Eles são crepusculares. Isso significa que os gatos são mais ativos durante o amanhecer e o crepúsculo, mas podem dormir e acordar cheios de energia a qualquer momento, inclusive às três da manhã para passar correndo pela sua cama. Ao contrário de nós, que dormimos oito horas seguidas, os gatos cochilam e dormem várias vezes por dia, totalizando de 16 a 20 horas de sono por dia. Mas… como amam muito seus humanos e querem passar conosco a maior parte possível de tempo, muitos miaus adaptam seu sono para coincidir com o nosso.