11/08/2016

Escolher uma ração para seu cão pode ser demorado e complicado, pois há diversas opções à disposição. Rações premium, super premium, para diversos portes e raças. 

 

Esse texto é para ajudar pessoa que tem dificuldade no momento de compra de ração. Lembrando que as rações econômicas não são indicadas, devido a sua baixa digestibilidade, ou seja, o organismo do pet não absorve os nutrientes necessários. As rações premium e super premium possuem melhor digestibilidade e são divididas de acordo com diversos aspectos.

 

1. Necessidades Especiais

Uma consulta ao veterinário dirá se seu pet possui ou não alguma característica específica que vai determinar a melhor ração, que pode ser uma alimentação baseada em dieta especial para obesidade, ou ração medicamentosa para problemas cardíacos, renais, hipoalergênicas, entre outras.

 

2. Idade

Cada etapa de vida requer uma alimentação adequada para que o crescimento aconteça de forma saudável. 

 

Filhote (de 1 a 12 meses)

Filhotes precisam de atenção especial para ter um crescimento forte e saudável, assim como os humanos. Pets são considerados filhotes até atingirem 12 meses de idade e nesta fase, precisam de uma porcentagem alta de proteína em sua alimentação.

 

Adulto (acima de 1 ano)

Após completar 1 ano, o pet já é adulto, e para esta longa fase da vida, que dura cerca de 7 anos (dependendo do porte e raça), existem diversos tipos de ração para a manutenção.

 

Sênior (acima de 7 anos)

Alguns fabricantes consideram idades diferentes para a fase sênior dos animais. As raças de porte pequeno iniciam esta fase da vida aos 9 ou 10 anos, e as de porte grande, aos 7 ou 8 anos. Os cães se tornam idosos e é nesta época que eles começam a ficar mais calminhos e merecem atenção especial. A alimentação também muda, eles devem consumir teores mais baixos de proteína e sódio, precisam de um alimento de fácil mastigação e também fortalecer as articulações, por isso é essencial oferecer ração sênior nesta idade.

 

3. Porte

 

Pequeno (1 a 10kg)

Os cães de porte pequeno se desenvolvem rapidamente, gastam muita energia para se locomover e possuem expectativa de vida mais alta que os de porte grande, portanto sua alimentação deve ser balanceada, com maior carga energética e com antioxidantes para dar suporte à longa expectativa de vida destes cães. As raças que entram nesta categoria são: Yorkshire, Shih-tzu, Pug, Lhasa Apso, Maltês, entre outros.

 

Médio (11 a 25kg)

Poucas marcas produzem rações específicas para cães de porte médio. Eles são ativos, muitas vezes caçadores, velores e resistentes. Exemplos de raças deste porte são: Cocker Spaniel, Border Collie, Chow Chow, Bulldog, Bull Terrier, Boxer e Poodle.

 

Grande (acima de 25kg)

Os cães de porte grande possuem crescimento acelerado e geralmente apresentam características peculiares que merecem cuidado específico, como problemas ortopédicos, maiores chances de ter doenças no coração e menor expectativa de vida. As raças mais conhecidas são Golden, Pastor Alemão, São Bernardo, Labrador, Pitbull e Mastim Napolitano, entre outras.

 

4. Raça Específica

Após anos de estudos, profissionais do ramo veterinário identificaram as raças que constantemente apresentam problemas de saúde específicos, como por exemplo, o labrador tem tendência a desenvolver problemas ósseos e insuficiência renal, o Shih-tzu, úlcera de córnea, dor de ouvido e pedra nos rins. No entanto, não há necessidade de se preocupar com estas doenças por antecedência, basta alimentar o seu cão com a ração específica para sua raça, que contém os nutrientes ideias para mantê-lo saudável e prevenir possíveis problemas.

 

5. Necessidade Específica

Existem informações complementares que também definem a escolha da melhor ração. Isso pode variar de acordo com o comportamento, tipo de lar onde o pet vive, rotina e personalidade. Listamos abaixo as necessidades específicas mais comuns que exigem uma ração especial, leia e verifique se você identifica o seu pet com alguma delas:

 

Tendência a sobrepeso

Rações light são específicas para os animais que se exercitam pouco e possuem tendência à obesidade. Elas são capazes de promover uma alimentação adequada na quantia ideal, proporcionando saciedade rapidamente, fazendo com que absorva os nutrientes necessários com uma quantia menor.

 

Lembrando que somente esta ração não fará com que seu pet emagreça, ela ajudará a manter o peso, mas é necessário parar ou reduzir a quantidade de petiscos dados a ele, além de regular a quantidade de ração diária, descrita na embalagem.

 

Redução de odor e volume de fezes

Para os que vivem mais em ambientes internos, como apartamento, recomenda-se o tipo chamado indoor ou ambientes internos, que são rações que possuem componentes especiais para reduzir o odor e quantia de fezes, além de se adequarem ao comportamento também, para articulações mais fortes em pets que não se exercitam muito.

 

Paladar Exigente

Alguns cães e gatos são mais difíceis para se adaptar à ração, principalmente quando são oferecidos alimentos “humanos” esporadicamente a eles, por isso estes tipos de rações são mais palatáveis, ou saborosas, para que se tornem mais atrativas.

Isso não reduz a qualidade da ração, pelo contrário, é feita com maior rigor.

 

Saúde da Pele

Também foram desenvolvidas por especialistas, rações que promovem maior saúde para a pele e pelagem dos cães. Como ingredientes principais, são utilizados ácidos graxos como ômega 3 e 6 para proteger a pele de animais contra ressecamento, descamação, irritação e/ou coceira. Este tipo de ração também favorece cães que possuem como característica marcante a pelagem, que exigem cuidados redobrados, não apenas superficiais e estéticos, mas também na alimentação.

 

Cães e Gatos Castrados

A castração é um procedimento que pode prevenir doenças mas ao mesmo tempo, tendem à desenvolver a obesidade. Portanto, grandes marcas desenvolveram rações especiais para estas condições, baseadas nas rações diet e light, especificamente de acordo com questões hormonais também.