12/09/2016

Os filmes e desenhos animados costumam mostrar gatos que bebem e adoram leite, mas será que na vida real os felinos podem ingerir a bebida?

 

Na verdade, o leite pode fazer mais mal do que bem ao organism de um gatinho. Apesar de ser um alimento muito atrativo para o animal, não é a dieta mais adequada nem a mais saudável para propor ao bichinho. A introdução do leite na dieta de um felino carrega alguns aspectos negativos, que podem ser prejudiciais para a saúde do gato. Nas primeiras semanas de vida, os gatinhos dependem do leite materno para sobreviverem e se desenvolver. O leite materno é um alimento completo que contém proteínas, gorduras e todos os anticorpos essenciais para o seu desenvolvimento.

 

O leite de vaca não é recomendado a um gatinho! Em caso de filhotes abandonados ou órfãos, o ideal seria buscar uma mãe substituta ou um leite espefecificamente desenvolvido para esta função. O tipo de leite adequado para filhotes recém nascidos tem uma cor um pouco mais escura do que o leite de vaca e certamente é um leite de mais fácil digestão. Nunca dê o mesmo leite que consumimos para os gatinhos filhotes, você poderá causar sua morte devido a uma dirreia forte.

 

No caso de gatos adultos, o leite de vaca faz menos mal, mas ainda pode causar diarreia severa e fortes dores de estômago. O organismo dos animais não produz a enzima lactase que é responsável por digerir a lactose, fazendo que a digestão se torne muito lenta.

 

Caso ainda queira introduzir o leite na dieta de seu gato, faça apenas como um alimento extra. No entanto, é recomendado oferecer sempre um leite desnatado. É sempre muito importante ter cuidado com todo tipo de alimentos que introduzimos na dieta de nossos felinos. Uma outra questão importante é a ingestão de calorias na dieta, para evitar que seu pet se torne obeso e doente. Em qualquer caso, antes de introduzir qualquer tipo novo de alimentação na dieta de seu gatinho, é sempre importante pedir conselhos ao seu veterinário sobre a forma certa de administrar este novo alimento em sua dieta. Mantendo assim seu pequeno sempre saudável.

 

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente! Ligue (44) 3026-7040 ou acesse sosanimal.com.br/contato.