28/10/2016

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de alertar os homens sobre os riscos e perigos relacionados ao câncer de próstata, destacando os métodos preventivos. Mas isso não se restringe apenas aos humanos, cães e gatos também requerem atenção e cuidado!

 

O câncer de próstata é uma neoplasia pouco comum em gatos, e mais frequente em cães, acometendo animais entre 7 a 15 anos de idade. Por este motivo, é importante que cães a partir dos 7 anos sejam submetidos anualmente a ultrassonografia abdominal para avaliação de próstatas e testículos, principalmente machos não castrados.

 

A maneira de diagnosticar a doença é a partir de exames de rotina. É importante ressaltar que o câncer de próstata possui maior incidência em machos não castrados devido a produção de hormônios ao longo de sua vida, e a partir dos 7 anos de idade, a chance de seu cão desenvolver este tipo de câncer é maior.

 

Alguns sintomas mais comuns em cães são: excesso de lambedura do local, evacuação de fezes em formato de fitas e presença de secreção com sangue ou esverdeada no pênis. Mas também, há casos em que os animais podem ter a próstata modificada sem apresentarem sintomas por longo tempo. 

 

A castração do macho é muito importante. Leve seu animal ao veterinário periódicamente!