16/11/2016

Os ductos nasolacrimais dos cães são pequenos canais localizados no canto palpebral junto ao nariz em ambos os olhos. Eles permitem que a lágrima seja drenada do olho para o nariz evitando o lacrimejamento excessivo. A drenagem adequada da lágrima é essencial para manter os olhos saudáveis ​e o nariz úmido. Quando os canais nasolacrimais estão obstruídos a lágrima escorre pela face, causando aquelas manchas marrons facilmente identificadas nos pelos dos cães de raça branca ou mais clara.

Causas da obstrução. 
Os ductos lacrimais obstruídos são comuns em cães e gatos, principalmente em raças pequenas, de nariz mais curto ou “achatado”como visto nos gatos persas.

Existem várias causas para a obstrução de ducto nasolacrimal. Em algumas raças pode ser hereditária e também pela conformação do nariz. Pálpebras que se voltam para dentro (entrópio) também podem bloquear a drenagem das lágrimas. Irritação causada por alergias ou partículas irritativas como poeira, poluição podem ser outras causas. Complicações de infecções oculares anteriores, inflamação dos ductos lacrimais, cálculos lacrimais também podem obstruir o fluxo de lágrimas.

Sintomas 
Inicialmente, um ducto nasolacrimal obstruído pode causar apenas lacrimejamento excessivo. A mancha marrom ou rosada pode aparecer abaixo dos olhos do cão. Normalmente esse é o único sinal clinico para a grande maioria dos animais. O nariz mais ressecado também pode ser observado.

Diagnóstico

 

No exame clínico é avaliada a viabilidade dos ductos mediante o uso de corantes (fluoresceína) que quando pingados nos olhos devem sair pelo nariz.

Tratamento 
O tratamento para desobstrução dos ductos nasolacrimais pode ser frustrante, dependendo da causa. No caso de infecção, o tratamento com colírios antibióticos e anti-inflamatório é geralmente suficiente. Se a obstrução é causada por irritação e inflamação alérgica, a exposição ao alérgeno deve ser evitada, e os medicamentos podem ser prescritos para reduzir a reação alérgica ou inflamatória. No caso de obstrução por cálculo somente a lavagem com sonda mediante anestesia geral é que pode desobstruir o ducto. Naquelas raças com nariz mais curto e anatomicamente desfavorável o problema pode ser persistente e resistente as intervenções.