20/04/2017

O frio está ai e com ele vem a preocupação com resfriados e gripes, doenças típicas desta época do ano. Neste período, os animais de estimação também sentem as mudanças bruscas na temperatura, pois mesmo com a presença de pelos longos ou curtos, os cães sentem frio e calor. 
  
É muito comum notar muita gente passeando com os animais pelas ruas e parques da cidade, mas são poucas as pessoas que realizam o cuidado da imunização de seu animal de estimação contra a gripe, método essencial para evitar doenças nos pets. Infelizmente, são poucos os animais que recebem a vacina contra gripe, pois muitos proprietários desconhecem a existência de tal medicamento. 
  
Desta forma, a indicação médico veterinária é a realização da vacina contra a gripe para proteger o animal de estimação da doença que pode provocar os mesmos problemas causados em humanos, como corrimento nasal, espirros, tosse, febre e dentre outros sinais clínicos. A aplicação é simples e rápida, onde em uma “picada” ou aplicação de gotas no focinho, o animal se manterá seguro contra o vírus da gripe. No entanto, para que o animal tenha uma resposta imunológica adequada, antes da vacinação, o mesmo deverá ser avaliado pelo médico veterinário responsável para certificar de que a saúde do pet está em dia, assim como a carteirinha de vacinação. 
Vacinas contra gripe para cães e gatos 
  
Então, nesta época mais fria do ano, proteja seu animal das baixas temperaturas, providencie um ambiente confortável livre de vento e chuva, e se possível, vista-o com roupinha. E claro, não se esqueça de vaciná-lo contra a gripe.