05/06/2017

A vacinação é a melhor forma de proteger cães e gatos contra doenças infecciosas, causadas por vírus, bactérias e outros microrganismos. 
  
Para os Cães 
  
- Alguns esquemas vacinais em cães são iniciados aos 45 dias de vida, com aplicação da vacina polivalente. O número de doses e a frequência das aplicações são informados pelo Médico-Veterinário já na primeira consulta do filhote de cão. 
  
- Os cães também devem ser imunizados contra a traqueobronquite infecciosa canina (“gripe canina”). 
  
- A giardíase é uma infecção intestinal causada por um protozoário que pode ocorrer em qualquer fase da vida do cão. Os cães precisam receber a vacina contra a Giárdia. 
  
- É necessária ainda, a aplicação da vacina antirrábica, que é obrigatoriamente realizada uma vez ao ano. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da quantidade de cães adequadamente vacinada. 
  
- O esquema vacinal completo deve ser repetido anualmente. 
  
Para os Gatos 
  
- Os gatos também precisam ser imunizados. Para eles, a maior parte dos calendários vacinais se inicia aos dois meses de vida. O número de doses e a frequência das aplicações são informados pelo médico veterinário já na primeira consulta do gatinho. 
  
- É necessária ainda, a aplicação da vacina antirrábica, que é obrigatoriamente realizada uma vez ao ano. O controle dessa doença, que é uma zoonose fatal, depende muito da massa de cães adequadamente vacinada. 
  
- A repetição anual do esquema vacinal, também deve ser seguida para os felinos.