26/06/2017

Nos animais diversos tipos de vírus que podem deixá-los doentes, dentre eles uma chamado de Rotavírus. Há vários tipos de vírus que entram no grupo dos rotavírus, sendo que os do grupo A são os mais importantes como causadores de doenças em cães. Dentro desse grupo está o vírus causador da diarreia neonatal em animais. 
  
Quando acometem os cães, eles são mais problemáticos em filhotes do que em adultos. No Brasil, há poucos casos que são realmente confirmados de que o rotavírus foi o causador da doença. Isso pode acontecer porque muitas vezes, embora os cães estejam acometidos por eles, não chegam a apresentar sintomas. Há também o problema do alto custo para confirmar que o rotavírus está mesmo presente ou não, o que pode fazer com que o número de casos confirmados seja pequeno, mas não necessariamente que o vírus não esteja presente. 
  
Esse vírus atua diretamente na região do intestino chamada de jejuno e íleo e na região do intestino delgado. Ele causa alterações na mucosa do intestino que podem levar o animal a apresentar os seguintes sinais clínicos: apatia, diarreia, perda de peso, desidratação e anorexia. O que fazer caso note algum desses sintomas no seu cão de estimação? É importante levá-lo imediatamente ao médico veterinário. Embora muitas pessoas desconheçam, a diarreia, vômito ou falta de alimentação podem até levar o bichinho à morte. É por isso, que o atendimento deve ser imediato. É importante lembrar que filhotes e animais idosos são ainda mais sensíveis. Por isso, nunca espere o dia seguinte para levar seu bichinho ao médico veterinário. 
  
Quando você chegar lá, ele será examinado e sempre que necessário, exames específicos podem ser solicitados. Dentre eles, o hemograma, cultura e antibiograma. O tratamento será feito através da administração de soro, injetável ou oral, administração de antibiótico específico para o quadro clínico, para evitar infecções bacterianas secundárias, medicação para controlar o vômito, polivitamínicos e outras medicações que o profissional julgue necessárias. Muitas vezes, o animal precisará ficar internado para ser hidratado e estabilizado. 
  
Vale lembrar que há diversas coisas que podem causar diarreia em um pet. O rotavírus não é o único vilão. É por isso, que é importante deixar a saúde do bichinho sempre em dia. Dar uma alimentação adequada, manter a vacinação em dia e o vermífugo também, já eliminam várias causas de diarreia no cão.