24/07/2017

Os animais de estimação sofrem das mesmas doenças oftalmológicas que os seres humanos. As raças mais propensas são as chamadas braquicefálicas, que possuem focinho curto, pois, geralmente, os olhos ficam mais proeminentes como o shitzu, pequinês e o pug. O shar-pei, o poodle e o cocker também estão entre as raças propensas a desenvolver doenças oculares. Entre os gatos, o persa é a mais proeminente.

As doenças oculares acabaram aumentando com o hábito de banhar os animais quase semanalmente, o que facilita agressões, contaminações e traumas nos olhos e xampu, água e calor do secador, por exemplo.

As doenças mais comuns são: ulcerações corneanas, glaucoma, disfunções da lágrima (olho seco), doenças de retina e catarata. Esta última é uma das principais causadoras de cegueira nos animais, sendo que afeta muito mais os cães do que os gatos. Pacientes jovens, entre 2 a 8 anos de idade, são os que mais sofrem desta enfermidade. As principais causas são a hereditariedade, inflamações intraoculares causadas por doenças como glaucoma e diabetes.