14/08/2017

O surgimento da pediatria como especialidade da Clínica Médica de Pequenos Animais representa uma evolução para a medicina veterinária ocorrida nos últimos anos, tem como objetivo cuidar dos animais mais novos, especialmente os neonatos, gerando uma demanda cada vez maior por profissionais capacitados. durante a evolução da Medicina Veterinária.

Este segmento ganhou força principalmente depois de verificado um alto índice de mortalidade de filhotes, os quais requerem atenção especial e veio atender às necessidades de conhecimentos que melhorassem os cuidados no manejo dos neonatos e os cuidados pediátricos minimizando a mortalidade de filhotes. Estima-se uma alta mortalidade de filhotes de cães e gatos antes do desmame, e possivelmente este número aumente até antes da puberdade.

A neonatologia e pediatria canina e felina requerem do médico veterinário cuidados especiais durante as fases de seu desenvolvimento, verificando o tamanho da ninhada, idade, condição corporal, alimentação, tamanho e aparência do filhote em relação à ninhada, local onde fica, freqüência da alimentação, acesso às mamas e atitude do filhote e da ninhada.Após o parto é importante realizar a inspeção de cada filhote recém nascido, para verificação de seu estado assim como imperfeições que necessitem cuidado veterinário, além obviamente, de assistência para sua amamentação nos primeiros momentos, colocando-os diretamente nas mamas da mãe, previamente deitada.

A pediatria veterinária deve incluir os aspectos fisiológicos do crescimento e os patológicos das doenças e também o estudo das necessidades ambientais do desenvolvimento psíquico e da evolução da conduta do cão e do gato. Sendo assim a pediatria veterinária representa o estudo das circunstâncias de um filhote desde o nascimento até a puberdade.