Para exames suplementares em casos de fraturas ou apoio diagnóstico, o setor de radiologia esta habilitado para fazer tanto os procedimentos simples como os contrastados.

O serviço de diagnóstico por imagens do SOS ANIMAL adquiriu a aparelhagem de radiografia digital CR VITA da Kodak, com software especifico para a medicina veterinaria. Assim, saiu do formato tradicional para entrar no mundo digital globalizado com um dos equipamentos mais avançados do mercado. 

O sistema de radiologia digital usa a placa de imagem, substituindo o filme radiográfico, e escâner computadorizado, substituindo o processamento químico agilizando assim os exames e contribuindo para a evitar a contaminação do meio ambiente devido aos resíduos de prata comum nos químicos para processamento dos filmes convencionais.

A informação da placa de imagem é lida e depois apagada, fazendo com que o cassete esteja pronto para ser usado novamente logo após a leitura. A luz da placa de imagem é capturada, gravada e processada para sua transformação em uma imagem na tela do computador. A partir daí, a imagem digitalizada pode ser otimizada pelo radiologista. Este pode alterar o brilho, contraste, ampliar, fazer mensurações, entre outras funções, melhorando em muito a sua interpretação e a confecção do laudo para colaborar no diagnostico e no tratamento das patologias.

Além disso, essas imagens são criadas e armazenadas utilizando formato específico para imagens médicas, o DICOM, o que garante segurança e rastreabilidade dos dados atribuídos a elas.

Mais uma vez o SOS ANIMAL é pioneiro em nossa região na implantação de tecnologias para a medicina veterinária. Tudo para promovermos bons diagnósticos para o bem estar do seu animal.