24/05/2016

O número de pessoas que quer passar as férias com seu animal de estimação é cada vez maior. Ainda assim, não é uma tarefa muito simples no Brasil. A maioria dos hotéis não aceitam hospedar os cães, e os que aceitam possuem suas regras definidas. É muito importante respeitar o espaço de todos. Confira algumas dicas para quem pretende passar as férias com os amigos de 4 patas:

 

Bagagem do cão

Os itens básicos da mala do seu pet são: guia e coleira, ração em quantidade adequada para os dias de férias, documentos do cão, potes para água e comida, toalha, cama, medicamentos básicos recomendados pelo veterinário em caso de emergências.

 

Saúde

É importante que as vacinas e vermífugos de seu cachorro estejam em dia! Em alguns casos específicos, como as viagens para o litoral, é importante que se tenha em mente a precaução contra a dilofilariose, conhecida como acute. Mas se o destino for uma fazenda ou hospedam rural, em meio a outros cães e animais, é preciso tomar cuidado com as pulgas e carrapatos. O ideal é aplicar uma antipulgas, carrapaticida e fazer uma inspeção no cão ao final do dia, para verificar se há presença de carrapatos. Caroços suspeitos podem ser berne. Causados pelas moscas varejeiras, eles provocam coceira e irritação. Nesse caso, é ideal procurar um veterinário para retirar o bernie de forma correta, sem risco de infecções. Inchações também podem ser causadas por picadas de insetos, principalmente caso seu cão seja alérgico. Procure se informar com o veterinário sobre as medidas a serem tomadas nesses casos.

 

Transporte

Para o trânsito de cães e gatos, os animais deverão estar acompanhados de atestado sanitário emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a saúde dos mesmos e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização anti-rábica. Imprima a resolução para aevitar problemas durante a viagem. Em casos de viagens internacionais, o animal deve ter um Certificado Zoossanitário Internacional, CZI, emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura. O CZI pode ser retirado no aeroporto antes do embarque, ou na sede do Ministério da Agricultura de cada estado. A validade é de oito dias. Os países com restrições mais severas são: África do Sul, Austrália, Inglaterra e Nova Zelândia. 

As empresas de ônibus costumam aceitar cães e gatos de pequeno porte, desde que tenham documentação necessária e caixas adequadas para transporte no bagageiro. Para viagens de carro, é importante transportar seu cão em caixas de transporte apropriadas e no banco de trás do veículo. Lembre-se de que serão necessárias paradas para dar água e para que o cão possa fazer suas necessidades. É preferível alimentar o cão após o término da viagem, garantindo que ele não enjoe no caminho. Para viagens de avião, além do atestado de saúde, é fundamental que a reserva seja feita com antecedência porque as empresas aéreas possuem limite para o transporte de animais em cada vôo.

 

Hospedagem

No Brasil, ainda são poucos hotéis que aceitam cães e gatos como hóspedes. A reserva deve ser feita antecipadamente e a boa educação do cão é muito importante para garantir férias bem curtidas. Não deixe seu cão destruir coisas no apartamento, sempre conduza seu cão com guia e coleira, leve-o para fazer suas necessidades em locais previamente combinados com a gerência, evite que seu pet arranje brigas com outros animais do local e nunca o perca de vista.

 

Alguns cuidados são importantes: prefira passear com seu animal em horários menos movimentados; não leve seu cão à praia, é contra lei e você corre o risco de ser multado; identifique seu cão com nome e telefone; leve saquinhos para recolher as fezes de seu pet; e lembre-se de que nem todo mundo adora cães.