É um método moderno de identificação eletrônica de animais. É simples, rápido, eficaz, permanente e praticamente indolor. Consiste na aplicação de uma injeção embaixo da pele. Dentre as várias vantagens, a maior é a possibilidade de identificar, de maneira inviolável, os animais através de uma seqüência numérica única no mundo.

O funcionamento é simples. O microchip, cuja definição correta é “transponder”, contém um microcircuito integrado, constituído de um código de identificação exclusivo e inalterável, além de um capacitor e antena. Por não possuir bateria, ele permanece inativo, sendo acionado ao receber um sinal enviado pelo aparelho leitor, que então recebe no visor o número exclusivo. É importante ressaltar que não é um GPS, portanto para identificar o microchip sera necessário o uso sempre do aparelho leitor.

Utilizamos somente microchip biocompatível e antimigratório. Assim o transponder permanece onde foi implantado, sem qualquer tipo de reação local ou sistêmica por parte do animal. Esse procedimento, exclusivo do médico veterinário, segue os princípios da administração subcutânea de qualquer medicamento. Utilizamos somente transponders embalados individualmente, contendo cartão de identificação, aplicador e agulha esterilizada. O proprietário recebe um certificado de microchipagem no momento da implantação. Nossos transponders e leitoras ISO 11784 e ISO 11785 atendem às normas internacionais que regulamentam e determinam o tipo de microchip. 

Para os processos de exportação de animais é obrigatório o uso do microchip e assessoramos todo o tramite burocrático (atestados, titulação antirabica, guias de transito) para que o proprietário evite desconfortos desnecessários ou riscos de quarentenas nos países destinos por falta de informações.