14/07/2016

Escolher um animal de estimação é uma decisão importante e envolve muita responsabilidade. Seja comprado, ganhado ou adotado, você terá um melhor amigo por muito tempo, inclusive durante as férias e feriados prolongados.

 

Os animais acabam se tornando um membro da família e, por isso, é interessante escolher um pet que combine com o estilo de vida do dono e a dinâmica do lar. Confira as características de alguns pets:

 

CÃO

É o pet ideal para quem tem disposição e tempo para se dedicar. Os cachorros são brincalhões e muito afeitvos. A personalidade dos cães varia de acordo com a raça. Avalie se o grau de atividade do animal condiz com seu estilo de vida: um cão para correr com você no parque ou para fazer cafuné no sofá? Escolher um animal adequado ao tamanho da casa ou apartamento também é essencial. 

Eles precisam de passeios diários, alimentação de duas a três vezes por dia e banhos quinzenais. Treinamento para obediência também é essencial - ninguém quer um cão destruindo o sofá e fazendo xixi fora do lugar. Pense duas vezes se você fica fora de casa por longos períodos, não tenha uma rotina estabelecida ou viaja muito. Quem tem uma vida muito ativa deve incluir o cachorro em parte das atividades ou optar por um bichinho mais independente. A questão financeira também pesa, criar um cão custa em média R%1.500 ao ano.

 

CÃO DE GUARDA

É o pet ideal para quem quer a companhia de um cachorro e proteção. É interessante para famílias que moram em espaços grandes com jardim ou quintal, também é importante adestrar o animal e passar bastante tempo com ele. Os cães de guarda são grandalhões, mas também precisam de amor e carinho.

Eles precisam de alimentação correta e muito exercício. Raças como Rottweiler e Fila não podem ficar ansiosos, por isso precisam de atividades. O cachorro precisa passar por um treinamento de obediência para que a convivência com outras pessoas não se torne um problema. Pense duas vezes se você não tem verba para treinar o animal. Casao tenha crianças ou idosos em casa, é preciso ter cuidado redobrado.

 

GATO

É o pet ideal para quem mora em lugares pequenos ou não passa muito tempo em casa. Sociável e afetuoso, o gato é mais independente que um cachorro e fica bem sozinho enquanto o dono sai. Também precisam de menos energia do dono que um cachorro.

Eles precisam de um cantinho com uma caixa de areia para que façam suas necessidades, além de alimentação duas vezes ao dia. Vale investir em arranhadores e brinquedos, que evitam grandes estragos nos móveis. Pense duas vezes se você viaja por períodos longos. Diferente do cachorro, não é fácil levar o gato para todos os lugares e ele não aguenta ficar muito tempo sozinho em casa. Vale ficar esperto com os móveis. 

 

PEIXE DE ÁGUA DOCE

É o pet ideal para solteiros e pessoas que moram sozinhas. Peixes são pets para quem não tem muita rotina ou não quer bagunça pela casa. Pode ser o primeiro pet para crianças, estimulando responsabilidade e carinho. E também, é um animal com baixo custo de manutenção. 

Eles precisam de alimentação diária, limpeza eventual do aquário e um filtro na água. Pense duas vezes se você quer um animal para ficar no colo e brincar, a interação com os peixinhos é limitada.

 

HAMSTER

É o pet ideal para quem não tem muito tempo ou espaço para criar um cachorro ou gato, mas quer um pet fofinho e peludo. Eles não bagunçam a casa, pois ficam em gaiolas. 

Eles precisam de uma gaiola de tamanho adequado com uma roda para exercício e potinho para comida. O espaço deve ser limpo duas vezes por semana e ficar em local arejado. Os bichinhos não podem ficar sozinhos por mais de dois dias, pois precisam de reposição da ração. Pense duas vezes se você quer um bichinho que ande pela casa. Os roedores não podem ficar soltos porque roem fios, se escondem e fogem. São animais de observação.

 

FURÃO

É o pet ideal para quem quer um animal brincalhão e engraçado. O furão atrai pessoas que desejam ter um animal diferente, mas que interaja bastante. Ele atende pelo nome, aprende truques e passeia na coleira.

Eles precisam de alimentação diária, carinho, atenção e brinquedos. Gostam de pequenas redes para dormir e é recomendável que tenham uma gaiola grande ou um cômodo na casa para ficar nas ocasiões em que não forem supervisionados. Pense duas vezes se você não tem tempo ou disposição para brincar com o bichinho ou quer um pet calmo e independente.

 

AVES

É o pet ideal para idosos e crianças que terão um primeiro contato com um animal de estimação. Indicado a quem tem espaço para uma gaiola e não vai interagir com o bichinho o dia todo. A escolha do pássaro também influencia no clima da casa: canários alegram o ambiente com seu canto e calopsitas aprendem truques e podem ficar um pouco soltas.

Eles precisam de uma gaiola de tamanho adequado, que deve ser limpa diariamente, junto com alimentação e troca de água. Pense duas vezes se você quer um pet para brincar e ficar no colo. Mesmo que interajam, os pássaros são delicados. 

 

TARTARUGA

É o pet ideal para famílias que vivem em casas grandes ou com jardim e não querem se preocupar muito com o animal de estimação. Pode ser um segundo pet da família, desde que conviva com outro animal comportado. 

Eles precisam de espaço, pois as espécias crescem durante toda a vida. São bem independentes, mas necessitam de alimentação diária. Pense duas vezes se você não tem seu futuro próximo planejado. Elas vivem em média 50 anos e não podem ser comprados por impulso.