18/07/2016

Todo proprietário responsável ​​e consciente, procura fazer o possível a fim de propiciar aos nossos companheiros liberdade e segurança. Será que devemos manter nossos felinos estritamente dentro de casa em todos os momentos? Ou devemos deixá-los explorar o jardim ou quintal, mesmo correndo o risco de que eles acabem explorando muito além de nossos jardins correndo inclusive risco de vida?

Cada pessoa tem um modo muito particular de enxergar o mundo, mas talvez a melhor maneira de determinar o que é melhor para você e seu gato é identificar possíveis ameaças ou perigos em sua casa e seu quintal, em seguida, tome uma decisão sobre o que você deseja permitir. Analise se sua casa está localizada nas proximidades de uma estrada ou avenida movimentada ou se seus vizinhos têm cães de estimação. Estes são claramente elementos perigosos para gatos que tem permissão de passear ao ar livre. É fácil identificar os riscos óbvios do ambiente externo, mas também existem sérias ameaças para gatos em ambientes interiores.]

 

Casa segura para gatos

 

GARAGENS E VARANDAS

Garagens e varandas são geralmente locais que aproveitamos para armazenamento de produtos químicos para limpeza doméstica, por tanto, pode representar uma séria ameaça para os animais. Caso você não torne sua garagem um local seguro para seu gatinho, talvez não seja uma área que você deva permitir que ele fique sem supervisão.

 

PISCINAS

Reza a lenda de que gatos não gostam muito de água, no entanto, alguns gatos até gostam bastante de nadar. Se seu bichano escorregar para dentro da piscina sem intenção e não souber nadar, ele pode se afogar caso ninguém esteja por perto para socorrer. Isso é comum com filhotes novinhos. Uma dica é sempre manter a piscina bem cheia, para possibilitar que ele chegue até a borda e consiga sair.

 

ELETRODOMÉSTICOS E ELETRÔNICOS

Fiações de qualquer tipo são um perigo para gatos, porque sua natureza curiosa faz com que ele queira investigar, mastigar e brincar com eles. Considere investir em sistemas que camuflem os fios ou utilize fitas adesivas e isolantes para prender os fios e mantê-los longe do alcance.

 

JANELAS

Todas as janelas devem ter uma malha resistente ou tela para insetos. As telas de proteção para crianças e animais são as mais indicadas para os gatos, pois eles podem desfiar materiais mais frágeis com suas garras. Alguns tipos de cortinas com puxadores longos podem demonstrar-se um atrativo muito perisogo para alguns gatinhos, e eles podem ficar presos ou até mesmo se enforcarem. Mantenha o puxador fora do alcance de seu bichinho ou considere outro tipo de cortina.

 

COZINHA

Os armários da cozinha são outra zona de perigo. Você pode colocar travas de segurança ou estudar outra maneira de segurança para armários onde você guarda produtos de limpeza ou químicos. No banheiro, certifique-se de que todos os produtos de higiene pessoal estão fora do alcance. 

 

SALAS

Os gatos gostam de escalar móveis e já mencionamos aqui as cortinas. Se você é dono de primeira viagem, considere forrar os estofados e talvez alguns móveis mais importantes com pano, capas próprias para móveis ou uma manta grossa e resistente. Gatinhos precisam afiar suas garras e a sala é um ótimo local para você considerar colocar um arranhador para satisfazer sua necessidade.

 

Uma boa ideia para quem tem um gatinho é criar um quarto ou um cômodo em sua casa que possa ser um porto seguro para seu gato. Você pode usar este espaço para mantê-lo preso enquanto você estiver fora ou utilizando produtos de limpeza ou envolvido em alguma atividade que possa representar um risco para seu gato.