05/10/2011
 A obesidade é a doença nutricional mais comum em cães e gatos. Ela se caracteriza por um aumento da gordura corporal e está associada com muitos problemas de saúde. Ocorre em 20-30% de cães gatos, sendo mais comum em animais velhos e fêmeas.

Por que a obesidade é perigosa?
Animais sofrem mais de diversas doenças e sua longevidade é menor que a dos animais com peso ideal. A obesidade frequentemente reduz a vitalidade, o desempenho e piora a relação entre proprietário e o animal. A obesidade pode causar ou piora: câncer; artrites; displasia coxofemoral; problemas de coluna e de disco vertebral; ruptura de ligamentos; doenças pulmonares; doenças cardíacas; doenças do fígado; diabetes; constipação, gás excessivo e pancreatites; risco em anestesias e cirurgias; intolerância ao calor; problemas de pele; irritabilidade relacionada com o desconforto; suscetibilidades às doenças infecciosas; e intolerância ao exercício.

O que causa a obesidade?
A obesidade é causada pelo consumo de mais calorias do que o necessário: muita comida, pouco exercício\"\\\\\\"\\\\\\"\" ou ambas.
Animais alimentados com restos de comida, guloseimas e/ou biscoitos são mais suscetíveis a serem obesos que os alimentados com rações comerciais balanceadas. Superalimentar os filhotes os predispõe à obesidade.

Meu animal está acima do peso?
Se o seu animal pesa 15% a mais do que quando era jovem ou adulto saudável, ele está acima do peso.
Antes de iniciar um programa de redução de peso, recomenda-se levar o animal ao médico veterinário para fazer um exame clínico.
Isso descartará a presença de condições semelhantes à obesidade.

Come é o manejo da obesidade?
O aspecto mais importante do sucesso do programa é convencer a si mesmo e aqueles que convivem com o paciente de que o programa é essencial. Qualquer coisa fora do seu total compromisso resultará em frustação e perda de tempo, esforço e dinheiro. O Objetivo é que seu animal use mais calorias do que consome.
As drogas ou hormônios não são benéficos para obter perda de peso, a menos que seja confirmada uma doença adicional à obesidade.
De início se determina uma meta específica para a redução de peso e estimativa de tempo requerido para alcançar essa meta. O Peso de seu animal deve diminuir 2% por semana. São necessárias de oito a doze semanas para que os animais mais obesos atinjam o peso ideal.
O médico veterinário deverá acompanhar e pesar o animal a intervalos regulares durante e depois do programa de peso, para uma avaliação correta.
O manejo do animal deve incluir.

Reduzir o consumo de calorias, utilizando uma dieta de baixo teor calórico especialmente formulada para redução de peso.
Manter o animal fora da sala ou da cozinha quando seu alimente estiver sendo preparado ou durante as refeições.
Não alimentar animais obesos junto com os outros.
Não oferecer nada além da quantidade de alimento prescrita. Alimentar o animal com guloseimas não significa demonstrar cuidado, carinho ou atenção. Na verdade, você está levando seu animal ao sofrimento resultante dos efeitos colaterais da obesidade.

Exercitá-lo regularmente. Sugestão: duas a três caminhadas de 25 a 30 minutos por semana no inicio no tratamento até caminhadas diárias.
No mínimo uma vez por semana, pesar seu animal e anotar o resultado.

Fornecimento da dieta
Alimente se cão/gato com uma dieta especialmente formulada para redução de peso. Apenas diminuir a quantidade já fornecida pode causar algumas deficiências nutricionais, como por exemplo, a falta de proteína. Ferro, zinco e vários outros nutrientes. A dieta deve ser fornecida de preferência, quatro vezes ao dias, pois isso ajuda na perda de peso. Quanto mais você se conscientiza da saúde do seu animal, mais você se emprenhará em ajudá-lo a atingir e manter o peso ideal.