20/06/2016

É muito importante adestrar seu gato. Em caso de emergência, cada animal precisa responder a dois chamados de segurança: \"venha\" e \"fique\". Ou também, para proteger os móveis, a saúde humana e o próprio animal, é importante ensinar o comando \"desça!\". Para evitar incovenientes, confira 7 passos para treiná-los:

 

1. Restrinja o espaço físico e faça com que sinta a sua falta

Assim, ele sentirá falta da companhia dos humanos e será mais fácil ensinar \"venha\", dizendo essa palavra a cada vez que você abre a porta, e ele vem correndo. O gato associará a palavra \"venha\" com brincadeiras, carinho e comida.

 

2. Comece aproveitando as ações naturais do seu gatinho

Assista seu gatinho brincar e tire proveito de suas ações naturais. Antes de recompensar o comportamento desejado, verifique se você não está encorajando ações negativas do seu gato. Uma outra dica é chamá-lo pelo nome somente quando você o elogia. Faça isso dezenas de vezes por dia, repetindo a cada que ele usa sua caixa de areia, quando ele lava o rosto ou as pernas ao sentar-se tranquilamente em seu colo, quando seu bichinho se aproxima do arranhador que você deu de presente a ele, ou quando brinca com briquedos de gato.

 

3. Reforce as ordens que ensinou

Reforce o comando \"fique\" quando o gato está em seu ombro. Segure-o com cuidado, mas com firmeza, acariciando e acalmando caso ele se mexa um pouco. Quando seu gatinho começar a vir quando você chama e descansar no seu ombro, você poderá começar a permitir que ele explore outros ambientes da casa.

 

4. Os gatos aprendem pelo reforço positivo e a recompensa é fundamental

Gatos aprendem pelo reforço positivo e usar uma recompensa é fundamental. Quando ele sentar perto do seu pratinho, faça carinho dizendo \"sente\" e dê sua comida. Sempre que ele fizer o que você quer, elogie com um \"bom gatinho\", substituindo gatinho pelo nome do seu gato.

 

5. Ensine o \"não\" e esse será seu único reforço negativo

Dito de forma súbita e aguda, acompanhada por uma palma, o comando \"não!\", sem o nome do gato, vai desencorajar os comportamentos indesejáveis. Decida quais móveis são proibidos, escolha a maior parte do mobiliário na sala de estar, a mesa e os balcões da cozinha.

 

6. Faça uma lição por vez

Antes que seu gato comece a lhe dar a pata, depois a outra, você deve ensiná-lo a \"sentar\". Depois, gentilmente levante sua pata e solte rapidamente, dizendo \"pata!\", em seguida, entregue uma pequena recompensa. Saiba que o gato pode ser canhoto ou destro, ele tem uma pata dominante e uma dica importante é observar qual delas é para depois começar o treinamento.

 

7. Repetição é a alma do treinamento

A repetição é a chave para ensinar comandos básicos, ela é essencial se você quiser que o comportamente tenha um ótimo desempenho. Você deve reservar de 10 a 15 minutos por dia, dando uma pequena lição de cada vez. Não desanime se o seu gato não parece fazer essas coisas específicas. Sessões de treinamento podem ser uma oportunidade de interagir com o seu gato de uma forma divertida para ambos. Descubra o seu gato, conheça-o!