08/02/2017

A doença periodontal começa quando uma placa macia (um filme fino, que cobre a superfície do dente) inflama a gengiva, uma condição chamada “gengivite”. Se seu pet tem mau hálito e gengivas avermelhadas que sangram facilmente, isso pode ser gengivite.

A gengivite pode levar a periodontite ou inflamação dos tecidos ao redor dos dentes. Se não tratada, ela pode causar perda dentária e bacteremia, ou seja, infecção no sangue. Esta infecção pode chegar a vários órgãos, sendo os principais afetados o coração e os rins. A periodontite também pode causar dor ao alimentar, por isso seu animal pode perder o apetite e até perder peso. Animais que possuem uma boa saúde bucal podem ter uma expectativa de vida 25% maior e com mais qualidade.

Frequentemente, os sinais físicos de doença periodontal não são óbvios, mesmo quando avançada. Por isso é tão importante levar seu pet para realizar exames odontológicos de rotina pelo seu veterinário. A profilaxia oral é recomendada a partir de 1 ano de idade e o intervalo entre procedimentos pode ser 6 meses a 1 ano. Esse intervalo dependerá de fatores genéticos (raças de pequeno porte são mais propensas a doença periodontal), da higiene oral em casa e do tipo da alimentação