Para os recém-nascidos crescerem na mesma proporção que seu amor cresce por eles, será necessário que eles se alimentem bastante.
Na primeira semana de vida, espere vê-los mamando a cada duas horas. Se tudo correr bem com a amamentação, é só após a quarta semana dos cachorrinhos que você participará do processo de alimentação de filhotes caninos, ajudando na transição para os alimentos sólidos.
Neste momento, escolha uma ração para cachorro recém nascido, molhe os grãos da ração em água morna e substituto de leite canino e faça uma papinha, que poderá ser oferecida aos filhotes várias vezes ao dia.
Ao longo das próximas semanas, vá diminuindo a quantidade de líquido da mistura, até que os pequenos estejam prontos para comer ração pura, entre a sétima e a oitava semana de vida.
Tudo o que você mais quer é ficar perto dos filhotinhos, então aqui está a sua chance: pese-os diariamente, nos primeiros dias, para verificar se estão ganhando peso adequadamente.
O peso exato de filhotes recém nascidos varia muito de acordo com a raça, mas existe uma regrinha simples para não ter erro. Com exceção das primeiras 24 horas de vida, quando é esperado que o cãozinho perca 10% de seu peso, nos próximos dias ele deverá ganhar em torno de 10% do peso ao dia. O referencial sempre é o peso que ele tinha ao nascer.
Por fim, existe a chance de a mamãe não conseguir produzir leite suficiente, ou acabar rejeitando algum filhote. Nestes casos, pode-se buscar produtos específicos em lojas especializadas que substituem o leite para cachorro recém nascido.
Se você preferir, há alternativas caseiras com ingredientes simples para manter os filhotinhos crescendo saudáveis. A receita é: 200ml de leite com lactose, 50g de creme de leite, meia colher de sopa de manteiga e uma gema de ovo. Tudo para dentro da mamadeira e você está pronto para dar aquela força para a mãe natureza.
Na primeira semana, dê 13ml da mistura por cada 100g do cão, com a frequência de 2 horas. Na segunda semana, 17ml a cada 100g do cão de 3 em 3 horas. Na terceira semana, 20ml a cada 100g do cão a cada 3 horas. Na quarta semana, você pode dar 22ml a cada 100g do cão com um intervalo de 4 horas, e já ir introduzindo a papinha citada anteriormente.
Também já exixte comercialmnte uma papinha própia para desmame dos filhotes, que pode ser utilizada a partir de 21 dias de idade.